7.8.16

Diário

a vontade é de mergulhar na terra e dela renascer. quero assim que Deus me refaça, de novo de barro e sopro. agora estou sem forma. mais alma que corpo. que besteira! a alma é um corpo! então nada tenho. o que sou? o vazio me cerca, pressinto o imenso, de que de tão imenso me escapa, e talvez por isso me escapa o corpo. é porque é também vazio o corpo, e precisamos assim nos contradizer, gerar conflitos para então existir e criar peso, consistência: forma. desconheço o conceito de todas essas palavras que aqui escrevo, mas digo assim mesmo. forma e peso. corpo e vazio. existir e contradizer. há dias tento escrever palavras, articular um discurso, desenhar o aprendizado dos meus vazios, mas estou tão em silêncio que tudo me escapa. estou sendo tanto que palavra nenhuma me traduz. o reino do ser é mudo. e ser é tanto que parece não ser. me pego sendo e quero logo anunciar: estou sendo. mal abro a boca e 'ser tanto' me escapa. o anunciar me enfraquece. me confundo toda, porque escrever sempre me foi um jeito de olhar no espelho. mas então, eu quero mergulhar na terra. sabe que nesses dias em que meu ser de tanto que tem sido me escapa me tem feito aproximar do Deus. pensei agora, que nos agarramos a Ele cada vez que sentimos a grandeza de ser miúdo, cada vez que nos esvaziamos. para aproximar-se de deus é preciso admitir-se vulnerável. a vulnerabilidade é a experiência do amor. só ama quem se deixa despencar do alto de sua torre, sem saber que encontrará Deus no chão. deus nos fez assim de barro e sopro, frágeis para sermos capazes do amar. porque frágil é a vida, rígida a morte, dizem os oráculos. e disse clarice que deus quer que precisemos Dele, e que através do precisar é que amamos. Deus nos quer inteiros, não para Ele, mas para nosso próprio vazio.  Pois é o que estou aprendendo: o ato de esvaziar, transbordando. cachoeeeeira. minha vontade de mergulhar na terra é efeito de uma queda. dia desses caí. encontrei um primeiro nome para aprendizado: queda. tudo cai. aprender cair. ao cair, aceitei o vazio, me entreguei para o chão e vi que era lugar de acolhimento. quente como o útero. fértil como o escuro. mergulhar na terra, conhecer deus no chão. Jon cantou uma canção de gil que diz "quanto mais longe da terra tanto mais longe de deus". então, que dizer?


19. 06
11.07.2016