22.1.11

.Relatório II

Do jeito mais triste e lento
vesti o meu vestido de tudo, de quase luto,
longe, longo, elegante e escuro.
Onde é a festa hoje?
Onde eu farei a festa-de-cada-dia
se em mim tudo tem pressa? E ela
é triste que só... e eu.

Quando eu... quando que eu vou?

Fico aqui de festa triste esperando ônibus encontro estiagem de choro que requer espera porque dá pra esperar do meu jeito escasso de palavras estranho jeito engraçado jeito de amar de vestir vestido e continuar tão nua de pouco consolo alguma alegria querida quero tanto...

Eu te espero.

Eu te espero lenta.

Nos espere festa... lentíssima festa...



.

12.1.11

Do bom ir, de ficar bem.

eu prefiro esperar para te encontrar
do que
me despedir para te esperar.


5.1.11

.Relatório

Direcionada (ou não)
é a mesma cansada pressa, dessas
de fazer esquecer como se respira
o ar que por dentro passeia,
eficaz morfina.

A pressa é vício de quem quer escapar.
Derreter-se,
calar...
Desamarrar

Desde dessa escrita caótica,
que tem vontade própria de acabar,
ao tempo
que também é percebido
como caos...
Desde então...
tudo aqui é pressa.
E a pressa é cheia de enganos.


[estou cansada dessa]

.

Eu não sou responsável
pelos meus atos:
estou a salvo.

................................................................................

Exilada do;
que é teu mundo
que é vento,
isso que balança,
transeunte
vadio, antigo.

Fernando Pessoa - Álvaro de Campos

Tenho dó das estrelas
Luzindo há tanto tempo,
Há tanto tempo...
Tenho dó delas.

Não haverá um cansaço
Das coisas,
De todas as coisas,
Como das pernas ou de um braço?

Um cansaço de existir,
De ser,
Só de ser
O ser triste brilhar ou sorrir...

Não haverá, enfim,
Para as coisas que são,
Não a morte, mas sim
Uma outra espécie de fim,
Ou uma grande razão -
Qualquer coisa assim
Como um perdão?

Jacob Pinheiro Goldberg


A vida,

a gente
conta
grande.


14.12.10

E gravemente aguda.

Hoje fui à farmácia comprar um alnagésico para a dor (vai que esse tipo de crença funcione, meu bom Deus?!). Dor de quem está triste. Tristeza. Corpo sem cor, alma sem calma, preguiça de quem não dorme. Vai ver também por isso se toma remédio para depressão: coisa remediada, farmacêutica, olhos-luneta; tristeza de quem nasceu pra conceber só felicidade, todas, de todos os tamanhos, e a vida como é sem jeito: tasca-lhes a tragédia, todas, várias, de todos os tamanhos (ouvi dizer que a vida é uma tragédia cativante). A vida não é louca, não completamente. (Aliás, nada na Vida é completamente. Nem os loucos são - caos somado com os DiasdePaz). Porque loucos são tipos com grau elevado de verdadeira decência, além dessa terra e ainda aqui, em vários tempos. Os olhos-lunetas e um amor que não dá certo, tudo muito claro. Mais escuro não. Tenho que a escuridão é a mesma para todos. A escuridão é sem cor, e ausência é coisa concreta. A escuridão tem profundidade, e abstrato é o tamanho de cada abismo. O abismo é intrínseco. Sim, poeta, abismo que cavaste com teus pés, a mesma claridade do céu. E tristeza, aquela de quem começei falando...v... a... i... medeixandomuda... sussurra: é segredo falar de mim, de nós... dói...


Minha tristeza é tola,
quanto mais dói, mais é tola...
Sou timidamente triste.
Porque a alegria,
ah, essa voa!
E só de brincadeira e bicicleta,
eu sei voar...


8.12.10

Receita de engrenagem

Ah, e se o mundo... fosse todo feito de coragem?
Extintos seriam os bobos,
inexistentes os infelizes
e nus e múltiplos e eternos,
ai! seriam os apaixonados.
Eu teria um amor pra cada noite de chuva
e um leve coração-balão-gigante
pra sustentar a solidão dos dias enxutos.

ai, quem me dera...

8.11.10

Uma saudade, um querer, assim, de dias bonitos.

31.10.10

Preparativos para a viagem

Uns vão de guarda-chuva e galochas,
outros arrastam um baú de guardados...
Inúteis precauções!
Mas,
se levares apenas a visões deste lado,
nada te será confiscado:
todo o mundo respeita os sonhos de um ceguinho
-a sua única felicidade!
E os próprios Anjos, esses que fitam a face do Senhor...
os próprios Anjos te invejarão.

m. quintana

.

De Édipo virei Narciso,
De Baco continuei Dionísio;
Minha pele, meus medos,
cada fio de cabelo:
Do eu estar aqui,
existindo,
a exercitar ser seres.

... Eu estou atriz,
mas sou pessoa(s).
De estar sendo voltei a ser
e estou indo...



2.10.10

Poesia que dá

A poesia espera?
Porque sou poeta e
eu não sei esperar.

A poesia é do poeta?
Ou o poeta é a poesia?
A poesia duvida?
Se a poesia não duvida,
ainda assim sou poeta?

ainda assim... espero.



14.8.10

(injeção de ânimo)

Alô, liberdade
levante, lava o rosto
Fica em pé
Como é, liberdade ...
Vou ter que requentar
O teu café

10.8.10

.

Seria bom
se quando
a gente tivesse
amargo
e comesse
um doce,
ficasse doce ...


Transitar:


estar em transe?
por ordem?
ou é mesmo andar?

.

Em que mundo eu passeio?

Talvez por ser mulher:

mas hoje
me peguei
de mãos ocupadas
a cheirar,
aos suspiros,
tua camisa esquecida
comigo.

(talvez por ser mulher?)

Eu fico bem na sua sala

eu:
-É tão bom não querer nada às vezes...
rayza:
-Nada, não sei, mas nadaR é saudável...

(sorrisos)

rayza:
-Hum...
eu:
-O seu "hum" foi tão...
rayza:
-...desafinado.

Espera:
destino, extensão do corpo.

Destino?

26.7.10

.

põe meu coração a balançar,
me deixa respirar
o vento

quem sabe meu nome?

paira o sol,
meu bem terá ciúme?
Sai de déu em déu
erradio
e
me deixa carregar
o vento

Se o mar tem o coral
nunca me conceda descansar

e

o tempo
vai virar.

me deixa vento.

5.7.10

crença

Faz tempo e 
abriguei em mim
mais um alguém,
esse ou essa
(que vergonha,
ainda não descobri),
que só sei
que só acredita,
sem teimar,
no que
as canções dizem.



E as canções dizem tantas coisas...


cósmicos

all my tomorrow

"
We're drifting
and the laughs are few
But I've got rainbows
planned for tomorrow
"




**Estamos à deriva
e os risos são poucos
Mas eu, arco-íris
tem previsão para amanhã

21.6.10

(algum tipo de revolta)


Ter que lembrar
(memória,
coração,
história)
me faz chorar.

É melhor pensar
(e viver, e simular abismos, amores,
e iludir, e iludir, iludir, iludida,
dissolvida, diluida,
insípida),

é melhor andar no presente,
e não
ter
que
chorar
escondido,
já que lágrima
é água
- incolor -
r.
inodora.



da proteção.

(ou da roupa)




-ai, como pesa...
... a flor
que
faço de armadura
e que logo
pesa.
O redemoinho,
o pirulito, a bolsa,
os butões,
o copo de plástico vazio
que é rasgado
pelo desconcerto,
então é preciso
pegar outro
cheio
e levar à boca,
esvaziar aos poucos,
porque se não,
não tem dinheiro que dê.
Provocações são armaduras.
-ai, como pesa...
suspirar, dizer, pensar, escrever
pesa.

Pesado.
1. aquilo com excesso de ornamentos.
2. muro, anel de casamento, sapato alto, vestido recatado, árvore caída, meu peito inchado, medo, quem não ama e é amado, quem ama e não é amado, mochila cheia, vento rápido; flor)

Nota:
-A flor só é pesada, quando usada de armadura.





arma dura, amar dura.


...

18.6.10

um inteiro,
chá,
tragada,
de sumiço.



tô precisando.

15.6.10

Hilda.


Que canto há de cantar o que perdura?
A sombra, o sonho, o labirinto, o caos
A vertigem de ser, a asa, o grito.
Que mitos, meu amor, entre os lençóis:
O que tu pensas gozo é tão finito
E o que pensas amor é muito mais.


Diário de Copa do Mundo

Aproveitei as horinhas desse feriado, dividido em primeiro e segundo tempo, pra caminhar nas ruas que estavam vaziiiiiiiiias, boa pra conversar sozinha. Por um segundo cheguei a desvairar, ingrata, que até as nuvens correram pra frente de alguma TV. Só tinha o céu azuuuul e dei graças por ele não ser patriota. Os botecos feito formigueiros surtados-verde-amarelo, e as ruas todas largas, todas minhas.
-GoOoOoooOOollll!
BooM, trAck, Biiiii, ZuuUm!
(arrasam
com o meu silêncio
os loucos...)

Kitan Végas

Fatalidade
acontece
sem pensar.

...


(...e eu
acho
que
amor também)

Por não estarem distraídos

Havia a levíssima embriaguez de andarem juntos, a alegria como quando se sente a garganta um pouco seca e se vê que por admiração se estava de boca entreaberta: eles respiravam de antemão o ar que estava à frente, e ter esta sede era a própria água deles. Andavam por ruas e ruas falando e rindo, falavam e riam para dar matéria e peso à levíssima embriaguez que era a alegria da sede deles. Por causa de carros e pessoas, às vezes eles se tocavam, e ao toque - a sede é a graça, mas as águas são uma beleza de escuras - e ao toque brilhava o brilho da água deles, a boca ficando um pouco mais seca de admiração. Como eles admiravam estarem juntos!

Até que tudo se transformou em não. Tudo se transformou em não quando eles quiseram essa mesma alegria deles. Então a grande dança dos erros. O cerimonial das palavras desacertadas. Ele procurava e não via, ela não via que ele não vira, ela que, estava ali, no entanto. No entanto ele que estava ali. Tudo errou, e havia a grande poeira das ruas, e quanto mais erravam, mais com aspereza queriam, sem um sorriso. Tudo só porque tinham prestado atenção, só porque não estavam bastante distraídos. Só porque, de súbito exigentes e duros, quiseram ter o que já tinham. Tudo porque quiseram dar um nome; porque quiseram ser, eles que eram. Foram então aprender que, não se estando distraído, o telefone não toca, e é preciso sair de casa para que a carta chegue, e quando o telefone finalmente toca, o deserto da espera já cortou os fios. Tudo, tudo por não estarem mais distraídos.

Clarice Lispector.

14.6.10

porque atraso

ainda não sei a ordem alfabética
das letras,
nem
dos
ponteiros.

organizo
pelo
tropeço:

eu perco tempo.

26.5.10

presente de aniversário

buquê.


do quê?


carinho.
Velho, tô puta.

Visitácion

issodequererentenderaprofundidadealheia
hádenoslevaraooutroextremodosejacoração.
Mas como escapar de sentir o peso
ou a leveza
de cada palavra ao vão?

A palavra não se satisfaz, nem a mão...


p.v
redenção é um gozo surdo e mudo.

21.5.10

Dia de inevitáveis retrocessos

Dia de inevitáveis retrocessos
Dia de inevitáveis retrocessos
Dia de inevitáveis retrocessos
Dia de inevitáveis retrocessos
dia de inevitáveis retrocessos
Dia de inevitáveis retrocessos
Dia de inevitáveis retrocessos
Dia de inevitáveis retrocessos

aniversário.

20.5.10

antes de 18.

Leve, como cabe ser. Verde, fresca, peito feito fruta, cabeça torta, olho no teto. Ar estendido no espírito e o tempo desagua com o gosto salgado de lágrima sóbrea, teimosa, retida.Só aflição tola, saudade tola, amor enorme, amor caído, comido, digerido.
Tudo dito do nada para o Nada, o fundo colorido de verdades milagrosas.
Respiração e dança são os únicos acertos até então, sendo que não dá pra tocar, nem ver, nem consertar. Não sabe o que é... Nasceu ontem e nasceu hoje,
amanhã é depois.

14.5.10

duro.

Requiem para uma flor °


Fruto do mundo
Somos os homens
Pequenos girassois
Dos que mostram a cara
E enorme as montanhas
Que não dizem nada

Incapaces los hombres
Que hablam de todo
Y sufrem callados

r. seixas

1.5.10

O meu problema,
é o excesso,
o excesso,
de vírgulas.